Portifolio 1
O contexto escolar ao qual participo é em conjunto com outras disciplinas sempre debates o que vamos trabalhar com os alunos e o que a matéria de Português possa entrar na aula de Arte, ou matemática, geografia e assim por diante, um trabalho de união entre os profissionais da educação.
Trabalho com alunos da 5º à 8º série, do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Itaquaquecetuba, na periferia da cidade, uma comunidade com poucos recursos, uma comunidade carente, mas uma comunidade participativa.
A escola possui pequenos instrumentos musicais, tais como Reco-Reco, Triângulo, Meia-lua, Pratos de diversos tamanhos, Sinos, Chacoalho etc.
Metodologia: Iniciei minhas aulas com as 5º e 6ª séries, com uma pergunta simples: “O que é Som?” Deixando assim um debate entre os próprios alunos, com o decorrer do debate, os próprios alunos colocaram em pauta a questão dos sons da natureza e dos sons produzidos pelo homem, o qual entrou em questão sobre os tipos variados de sons. Com o debate, entrei na questão se podíamos produzir som com os materiais disponível no momento, onde a dominação sobre o próprio corpo partiu dos próprios alunos, o qual foi um espetáculo, começaram a cantarolar pequenos trechos de músicas de seu cotidiano, forró e pagode e começaram a bater as palmas e os pés; lembrando da aula que tive com Viviane sobre os copos, passei para a lousa a parlenda do “Rabo do Tatu”, e introduzi o jogo lúdico com palmas e réguas, o qual eles gostaram muito, diante do debate ter alcançado o meu objetivo junto a eles, pedi para que eles fizessem um trabalho de recortes sobre os sons.
Já com 7ª série, já havia trabalho no ano de 2007 um coral, o qual trabalhei com o compositor Francisco Buarque de Holanda, com a música “Alô, liberdade”, eu simplesmente pedi para que os alunos canta-se a música e conforme eles começaram a cantar, eu fui distribuindo os instrumentos musicais, e pedi para que os mesmo acompanha-se no mesmo ritmo, eu simplesmente fiquei apaixonada pela aquela turminha, onde os alunos demonstram a curiosidade de aprender mais sobre a área da Arte Plástica. E com a 8ª série, iniciei sobre a história da Orquestra, levando aos alunos os instrumentos que a escola dispõe, depois de um pequeno debate sobre os gostos musicais dos alunos, sempre deixando claro o respeito com a opinião e o gosto do próximo. Utilizei a parlenda brasileira “Rabo do Tatu”, também, ao termino pedi para que os alunos modificam-se a letra, mas deixando o mesmo ritmo que utilizamos, pois o aluno Joseph que toca flauta transversal, e o mesmo levou a flauta para a sala de aula, dei-lhe a partitura para que ele pudesse acompanhar, após cada grupo que fez a apresentação acompanhados pelo ritmo da flauta, ficou simplesmente maravilhoso.
Cristhiane de Carvalho Briedis
Nenhum comentário:
Postar um comentário