1– IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
NOME
DA ESCOLA: E. E. CONDOMÍNIO
RESIDENCIAL VILLAGE
RUA:
HENRIQUE GIOVANINI XAVIER, n° 250 CEP.:
08587-770
BAIRRO: PARQUE RESIDENCIAL SCAFFID 2
Telefone/fAX: 4648.6433 Fone: 4648.6615
Município: Itaquaquecetuba - SP
Jurisdicionada à Diretoria de Ensino
Região Itaquaquecetuba/SP
Nº C. I. E:
915269 Nº FDE : 0118220
Nº U.A: 82.741 Nº
Cnpj: 59.645.176/0001-43
Área Total do Terreno: 5000m² Área
Construída: 2.850m².
Área Livre: 2.150m² Área
do Pátio coberta: 190m²
Área quadra de esporte Coberta: 618m² Área da Quadra descoberta: 160m²
Forma de Ocupação: Governo do Estado Propriedade do prédio: Estadual
Abastecimento de água e esgoto: SABESP Voltagem: 110 e 220 volts
Coleta de lixo: Coleta pública Muro de fecho: alvenaria/gradil
DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO: ROSANIA MORALES MORRONI
SUPERVISOR DE ENSINO: MARCOS PEDRO REZENDE
DIRETOR DE ESCOLA: EDVILSON ANTONIO MARTINS
VICE-DIRETOR DE ESCOLA: JOSIANE DE CARVALHO BUENO
VICE-DIRETOR DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA: Mª NEUMA SAMPAIO DA SILVA
PROFESSORA COORDENADORA (E.F.): EDILEUZA CRISTINA MARTINS
PROFESSORA COORDENADORA (E.M): ELAINE PEREIRA DA SILVA SANTOS
1 – IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
A escola foi criada conforme o “Decreto de criação 31.386 de 11/04/1990-DOE de 12/04/1990”, porém somente neste ano estamos recebendo o novo prédio (12/03/2010) e embora não tenhamos recebido todo o mobiliário, e o prédio seja maior que o antigo, a escola mantém seu funcionamento normal, atendendo neste ano letivo de 2010, a uma população de 687 (seiscentos e oitenta e sete) alunos, mantendo o curso de Ensino Fundamental Regular Ciclo II, Ensino Médio regular, EJA – Ensino Fundamental Ciclo II, na faixa etária de 10 a 59 anos.
1.1 - Horário e Composição da Escola
A escola organizada seu funcionamento em três períodos:
Primeiro período: 7h.00min. às 12h.20min. – Ciclo II
Segundo período: 13h.00min. às 18h.20min. – Ciclo II
Terceiro período; 19h.00min. às 23h.- Ensino Médio
A escola é composta por sete classes, distribuídas nos três períodos letivos, possui sala de informática, sala de leitura, multiuso e salas de reforço, além das demais dependências conforme o croqui da escola.
A escola ainda tem parceria com o Programa Escola da Família aos finais de semana.
A utilização da Unidade Escolar, é tranquila, não há depredações. Há respeito pelo espaço físico e pelos muitos projetos nela desenvolvidos.
1.2 – Recursos Físicos e Materiais
Estrutura Física aparentemente não será uma preocupação neste momento, uma vez que ainda não conseguimos identificar seus problemas físicos. Os materiais pedagógicos ainda não estão completos, portanto este ano de adaptações será um ano diferente para a escola que aprende. Os materiais já existentes: aparelho de som, mesa e amplificador de som, máquina fotográfica, filmadora, computadores, data show, máquina de fumaça, máquina digital, e acervo de livros literários, livros didáticos, material esportivo, mapas geográficos, dicionários de inglês, atlas geográficos, globo político estão à disposição dos professores, eles apenas devem fazer seu requerimento por escrito e com antecedência de 48 horas.
Neste ano também tivemos aquisição de mais um professor coordenador do Ensino Médio, que vem somar ao Grupo de Gestores, articulando e formando novas competências, hoje exigida pela S. E. E.
AMBIENTES: EXISTENTES: DIRETORIA 01
SECRETÁRIA 01
ALMOXARIFADO 01
SALA DE COORDENADOR 01
SALA DOS PROFESSORES 01
SALA DE ED. FÍSICA 01
SALA DO PEF 01
SALA USO MULTIPLO 01
SALA DE INFORMÁTICA 01
SALAS DE AULA 07
SALA DE REFORÇO 02
CENTRO DE LEITURA 01
COZINHA 01
REFEITÓRIO 01
DESPENSA 01
DEPÓSITO DE MATERIAIS 01
SANITÁRIOS DOS ALUNOS 02
PÁTIO COBERTO 01
PÁTIO DESCOBERTO 01
QUADRA DESCOBERTA 01
QUADRA COBERTA 01
SANITÁRIOS ADMINISTRATIVO 01
SANITÁRIOS DOS PROFESSORES 01
SANITÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS 02
2 – ADMINISTRATIVO
Quanto a Administração da Unidade Escolar, todas as decisões visam à garantia dos princípios da Gestão Democrática, onde periodicamente os segmentos são ouvidos e inseridos no contexto do “pertencimento” para que todos sejam sujeitos da construção de uma Educação de qualidade e que possa provocar transformações no cotidiano de cada um, conduzindo ao exercício de uma cidadania verdadeira.
2.1- Agrupamento de alunos por turno, série/ano e turma:
Anualmente são agrupados os alunos por turma, distribuídos a fim de que seja respeitado o processo de aquisição do conhecimento. Quanto à definição do turno, os alunos das séries finais (8º e 9º ano) do Ensino Fundamental Ciclo II Regular e Ensino Médio (1º ano) são matriculados no período da manhã, enquanto aqueles matriculados nas séries iniciais (6º e 7º ano) do Ensino Fundamentais ciclo II regular ficam no período da tarde, respeitando, assim, os horários em que melhor aprendem, de acordo com faixa etária e interesses comuns. No período noturno são mantidas classes de EJA-EF e EM REGULAR, implantadas neste ano letivo de 2010 (Todos agrupados por idade e série).
Do horário de
funcionamento:
A escola é organizada em três períodos
e funciona da seguinte maneira:
Primeiro período: 07h.
00min. às 12h.20min.
– Ciclo II
Segundo período: 13h.
00min. às 18h.20min.
– Ciclo II
Terceiro período; 19h.
00min. às 23h.00min. - Ensino Médio
Da
distribuição das classes por período.
Atualmente, a Escola
Estadual “CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VILLAGE” oferece ensino para 788 alunos em todas as séries: Ensino
Fundamental Ciclo II e Ensino Médio Regular.
N° DE Vice-diretor
de Escola: 02
N°
DE Professor Coordenador: 02
N°
DE PROFESSORES: 45
N°
DE FUNCIONÁRIOS: 11
N°
DE CLASSE/TURMAS POR NÍVEL DE ENSINO: TOTAL – 21
2 – AGRUPAMENTOS DE ALUNOS POR TURNO,
SÉRIE/ANO E TURMA
N°
DE ALUNOS POR SÉRIE/ TURNO:
MANHÃ:
|
TARDE
|
NOITE
|
6ª
A: 40
|
6°
ano A: 32
|
1°
A: 36
|
6ª
B: 39
|
6°
ano B: 31
|
1°
B: 35
|
6ª
C: 39
|
6° ano C: 31
|
1°
C: 36
|
7ª
A: 35
|
6° ano D: 32
|
2°
A: 43
|
7ª
B: 34
|
8ª
A: 42
|
2°
B: 37
|
7ª
C: 36
|
8ª
B: 42
|
3°
A: 45
|
7ª
D: 35
|
8ª
C: 43
|
3°
B: 45
|
N° DE pROFESSORES POR NÍVEL DE ENSINO:
ENSINO FUNDAMENTAL:
|
ENSINO MÉDIO:
|
PORTUGUÊS:
9
|
LITERATURA: 4
|
MATEMÁTICA:
6
|
MATEMÁTICA: 2
|
HISTÓRIA:
4
|
HISTÓRIA: 2
|
GEOGRAFIA: 2
|
GEOGRAFIA: 1
|
INGLÊS:
1
|
INGLÊS: 2
|
ARTES:
2
|
ARTES: 1
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA: 3
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA: 1
|
CIÊNCIAS:
2
|
BIOLOGIA: 1
|
QUIMICA: 1
|
|
FÍSICA: 2
|
|
FILOSOFIA: 1
|
|
SOCIOLOGIA: 1
|
2.6 – Quadro do Pessoal Docente:
2.6. Quadro de Pessoal Docente
N° DE PROFESSORES POR DISCIPLINA –
EFETIVOS
NOME
|
RG
|
CATEG.
|
DISCIPLINA
|
Eli Das Graças Dos Santos
|
24.113.223
|
Efetiva
|
Português
|
Fernanda Santos Belo
|
34.137.447
|
Efetiva
|
Inglês
|
Hélio Barbosa da Silva
|
18.123..191
|
Efetiva
|
Artes
|
Marisa Isabel da Silva Santana
|
28.172.663
|
Efetiva
|
Port. Literatura
|
Siméia De Oliveira Porto
|
30.841.255
|
Efetiva
|
Port. Literatura
|
Nilza Veloso
|
21.174.099
|
Efetiva
|
História
|
Fabiane Honorato de Paula
|
32.360.905
|
Efetiva
|
Ciências
|
Caroline Matos dos Santos
|
12.229.150-3
|
Efetiva
|
Educ. Física
|
Maria José Reis
|
11.919.949-7
|
Efetiva
|
Educ. Física
|
N° DE PROFESSORES POR DISCIPLINA – OFA
Abinoan Braga de Oliveira Mota
|
12.193.169
|
OFA
|
Geografia
|
Aline Barbosa N. de Andrade
|
32.971.492-2
|
OFA
|
Química
|
André Carvalho da Silva
|
33.375.925
|
OFA
|
História
|
André da Silva Garcia
|
34.394.764
|
OFA
|
Matemática
|
Celina Braga Valle
|
10.317.626
|
OFA
|
História
|
Edileuza
Cristina Martins
|
24.597.981
|
OFA
|
Arte – Afast. PC.
|
Elaine
Pereira da Silva Santos
|
24.115.285
|
OFA
|
História - Afast. PC.
|
Elenice Piacentini R. de Andrade
|
20.847.177
|
OFA
|
Biologia
|
Elisangela Piacentini Rocha
|
25.771.014
|
OFA
|
Readaptada/Ciência.
|
Elosangelle Ferreira Dos Santos
|
30.849.709
|
OFA
|
Artes
|
Emmanuella Maria de Carvalho
|
30.443.819
|
OFA
|
Matemática / Artes
|
Enoque Honório de Lima
|
12.903.025
|
OFA
|
Ed. Fís./ACD/C.Leit.
|
Helen A. Dos Stos. Nascimento
|
16.198.814
|
OFA
|
Auxiliar Port./Lit.
|
Izilda Fátima D. Ribeiro Araujo
|
8.335.837
|
OFA
|
Português/ RRI.
|
José Carlos de Lima
|
16.487.605
|
OFA
|
Geografia
|
Josiane
de Carvalho Bueno
|
18.091.078
|
OFA
|
Afast. Vice-Diretor
|
Josilene Maria Pontes
|
28.439.329
|
OFA
|
Português / Leit.
|
Maria
Neuma Sampaio da Silva
|
41.887.933
|
OFA
|
Afast. Vice-Diretor
|
Marta da S. Santos
|
25.916.979
|
História
|
|
Roberta Franco da Costa
|
34.416.035
|
OFA
|
Port.Leit. Dac.
|
Rosana Fernandes Nava
|
13.470.192
|
OFA
|
Sociologia
|
Rozeli Cruz Leite
|
26.658.984
|
OFA
|
Inglês
|
Tânia Silvia Dos Santos
|
41.876.444-8
|
OFA
|
Matemática
|
Valéria Pereira da Silva
|
26.138.482-6
|
OFA
|
Matemática/Física
|
N° DE PROFESSORES LICENCIADOS / NÃO
LICENCIADOS NA DISCIPLINA:
NOME
|
RG
|
CATEG.
|
DISCIPLINA
|
Anderson Alexandre C. de Santana
|
12.508.837-6
|
O
|
Filosofia
|
Edilene de Azevedo Lopes
|
36.390.785-3
|
O
|
Português (Auxiliar)
|
Fátima Barbosa
|
19.394.058
|
O
|
Ciências
|
Jessé Brito Nascimento
|
34.631.486-0
|
O
|
Artes
|
Marcelo dos Santos Carneiro
|
23.654.152
|
O
|
Inglês
|
Meire Ellen Barros Silva
|
33.921.823-X
|
O
|
Português (Auxiliar)
|
Sdnéia Santana Souza
|
42.658.759-5
|
O
|
Matemática(Auxiliar)
|
Vagner Cardoso de Sá
|
18.448.048
|
O
|
Matemática(Auxiliar)
|
Virginia Rocha Santos
|
26.891.884
|
O
|
Matemática
|
Viviane de Moraes Melo
|
42.851.176-4
|
O
|
Artes
|
Relação dos integrantes do Grêmio Estudantil
“Tarsila do Amaral VI” Gestão 2012
PRESIDENTE
|
Marcos Diego Teles Monteiro
|
7ª B
|
VICE-PRESIDENTE
|
Vinicius Morais de Souza
|
7ª B
|
Coordenador Financeiro
|
Giovana Raposo de Oliveira
|
6ª C
|
Coordenador Social
|
Mayara Alves de Almeida
|
7ª A
|
Coordenador de Comunicação
|
Suelem do Nascimento Rodrigues
|
7ª A
|
Coordenador de Esportes
|
Diego Alves Rodrigues da Silva
|
6ª A
|
Coordenador de Cultura
|
Pedro Henrique de Oliveira
|
6ª B
|
Coord. de Relações Acadêmicas
|
Matheus Serpa Paulino S.
|
7ª B
|
Colaborador Financeiro
|
Camila Feitosa de Oliveira
|
8ª B
|
Colaborador Social
|
Hotton Cesar de Melo Gomes
|
3° A
|
Colaborador Geral
|
Pedro Henrique de Assis Valentim
|
3° A
|
Colaborador em Comunicação
|
Tais Alessandra da Silva
|
3° A
|
Colaborador Esportivo
|
Odete Vieira dos Santos Neta
|
8ª A
|
Colaborador Cultural
|
Estefany Tavares Garcia
|
3° A
|
2.13. Plano de aplicação
de recursos financeiros
Todos os recursos recebidos
pela escola precisam ser aplicados com responsabilidade, não apenas no prédio,
já que a conservação do patrimônio é dever coletivo, mas no resgate da
qualidade de ensino, investindo em tecnologias e em formas diferentes de ensino
e aprendizagem.
a)
Recurso
da A. P. M.: O dinheiro gerado na própria escola com festas e excursões
(contribuições voluntárias) precisa ser investido em entretenimento e cultura,
proporcionando atividades diferentes ao longo do ano letivo. Com esses recursos
previamente adquiridos, levar o aluno a participar de atividades que possam
contribuir com sua formação global, inserindo-o na sociedade de maneira não
excludente, re-significando o papel da escola e sua obrigação em promover um
ambiente de ensino e aprendizagem verdadeira, adequando sempre que necessário o
espaço físico para o encontro do sucesso pedagógico.
b)
Recursos
F. D. E./A. P. M.: esse dinheiro é específico para a conservação do prédio
(consertos, pintura, adaptação de espaços pedagógicos alternativos) e precisa
ser utilizado apenas para esse fim.
c)
Recursos
D. M. P. P.: Contratação de serviços de transportes para as Olimpíadas dos
Alunos são específico e a utilização é feita conforme orientação.
d)
Verba
M. E. C.(PDDE): Investimento em tecnologia e recursos didáticos pedagógicos que
possam vir a ampliar o conceito de educação de qualidade. Investimento em
manutenção, quando necessário e aquisição de materiais para a secretaria.
e)
Verba
do Jovem De futuro – um projeto que incorporou ao Ensino Médio Inovador, a
verba é destinada aos projetos já cadastrados e aprovados pelo SIMEC.
f)
Outras
verbas: Como todas as verbas são específicas para cada tipo de situação da
Unidade Escolar, o plano é decidir no coletivo, quais as prioridades, as
emergências. Após concluí-las, conservá-las, responsabilizando esse coletivo da
escola; a cada nova verba que é destinada para esta Unidade Escolar damos sequência
ao plano inicial. Assim, ao longo do
ano, as metas serão cumpridas e pouca coisa precisará ser refeita, investindo o
dinheiro público com autonomia e responsabilidade.